sexta-feira, 22 de maio de 2009

Sonho – Status - Profissão


O futebol é uma mania nacional, choramos, vibramos, sofremos e lutamos cada segundo da partida, queremos sempre ganhar demonstrando nosso amor e total paixão pelo nosso time, abdicando de tardes de domingo pra torcer por nossos jogadores.

Desde pequenos somos influenciados a gostar de futebol, crescemos assistindo aos jogos sem ao menos saber o que está acontecendo, inocentes ganhamos o uniforme do time do “papai e da mamãe” e assim somos inseridos no mundo do futebol mal sabemos o que ele esconde atrás das redes.

O futebol faz a cabeça das crianças e dos jovens, pois querem se tornar um grande ídolo dos gramados, ter fama, status, dinheiro e tudo que com ele vem (mulheres,carros,luxos..).O mundo é restrito só para os melhores,onde o poder de compra comanda a vaidade, o ego e a imagem afetando o psicológico do jovem que se atira de braços abertos.

Como diz Zaton:
“Até que ponto a cabeça do ser humano é capaz de administrar as mudanças repentinas que a vida nos impõe, sem prejudicar nosso comportamento em relação a nós mesmos, ao mundo e a aqueles que nos amam.”


Absurdo é ver um adolescente sair de sua casa pra treinar num capo de terra, sem tênis e as vezes sem ter nada pra comer, mas com um sonho em sua pequena e devastada cabecinha o de ser o novo Pelé. As circunstâncias os levam ate a deixar o colégio para ter mais condicionamento físico e até mesmo pra sustentar suas famílias, enquanto isso a sociedade só quer o que eles têm pra oferecer e nada de dar em troca consumindo suas vidas.

Bem verdade que preciso ter uma base familiar e também educacional bem estruturada com base no dialogo, compreensão, esclarecimento o que muitos adolescentes e por isso seus planos descem pelos ralos do suposta fama isso é um fato na maioria das famílias devastando e arruinando vidas.


Noemy Medeiros!